Copyright © 2024 Yudoc - Contabilidade e Gestão Financeira
A Receita Federal está sempre de olho nos profissionais autônomos, comerciantes e demais trabalhadores que não têm o desconto de Imposto de Renda em folha, ao contrário dos empregados com carteira assinada e os funcionários públicos.
Com os profissionais liberais da saúde não é diferente!
Na hora de preencher as informações fiscais, todo cuidado que você tiver é pouco. Hoje, uma das principais causas para entrar na malha fina da Receita Federal ,sendo profissional da saúde, é a divergência na declaração de recibos médicos emitidos..
Muita gente não sabe, mas a Receita Federal cruza informações de todos os tipos para manter o controle sobre os contribuintes, na hora de cobrar o Imposto de Renda.
No caso do profissional da saúde, como você, que trabalha de forma autônoma, esse cruzamento é feito, também, entre a declaração anual do Imposto e os dados informados no preenchimento do Carnê Leão e do Livro caixa.
Dois erros básicos que o profissional de saúde incorre na hora de fazer a declaração anual.
Um erro que acontece regularmente está na transferência dos dados do carnê leão. Quando os gastos do ano superaram as receitas (gerando um prejuízo). Ao declarar tal prejuízo o sistema da receita abate dos impostos retidos com outras fontes de renda não provenientes do consultório, fato que é proíbido pela Receita Federal. Em outras palavras, na declaração do Imposto de renda, as despesas do carnê leão não podem ser maiores que as receitas.
Outro erro muito comum é a não informação de recibos emitidos. Por conta do cruzamento de informações, a Receita ao notar um recibo declarado por paciente que não foi declarado pelo profissional, irá automaticamente colocá-lo na malha fina e você precisará prestar esclarecimentos, podendo sofrer penalidades.
Para evitar essas dores de cabeça, é preciso manter uma base de dados confiável tanto dos recibos emitidos quanto dos gastos incorridos pelo consultório que estejam em seu nome. Deve-se preencher mensalmente o programa do Livro Caixa (disponibilizado pela Receita Federal) assim como pagar os impostos provenientes das apurações mensais do programa. Além de guardar todos os comproventes das despesas do consultório por cinco anos.
Muito embora seja obrigatório o recolhimento mensal do carnê leão, muitos profissionais deixam para fazê-lo apenas na época do imposto de renda anual. Tal fato gera erros, pois ao longo de um ano você como profissional pode se confundir ou esquecer algum recibo.
O Carnê-leão é o recolhimento mensal obrigatório do imposto de renda das pessoas físicas.
O recolhimento do Carnê Leão mensal é obrigatório, além disso a receita incentiva para que você faça o preenchimento eletrônico do Livro Caixa. Sendo um instrumento importante da administração e da contabilidade de qualquer negócio.
Na hora do preenchimento da declaração anual do Imposto de Renda é onde os erros acontecem e o cruzamento das informações da Receita identifica as falhas.
Leia: O que acontece se você errar ou mentir no imposto de renda
É preciso organização e, para isso, o mais indicado é ter apoio profissional de um contador.
Procure um contador confiável, que possa garantir o controle e a organização das suas finanças. Esse tipo de serviço é acessível e vai te poupar muito dinheiro no caso de cair na malha fina.
Ao mesmo tempo um contador ou escritório irá cuidar de suas questões fiscais e, até mesmo às questões trabalhistas e demais obrigações, como licenças etc.
Então você poderá ter uma maior tranquilidade no final do ano, sem que isso gere uma dor de cabeça no futuro.
Veja se você está exposto a algum risco tributário e evite dor de cabeça.
Descubra como abrir uma empresa e deixar de pagar impostos excessivos.
Preencha o formulário abaixo que te ligamos e explicamos como:
Preencha o formulário abaixo e solicite uma proposta.